Ter um vocabulário amplo e entender uma linguagem complexa ajuda as crianças a aprender a ler e escrever. Ouvir histórias é uma importante ferramenta para ajudar a aprimorar as habilidades linguísticas de uma criança. Existem milhões de livros de histórias infantis e, embora cada um seja diferente, a maioria deles tem uma estrutura subjacente semelhante. Assim como toda casa tem uma estrutura interna que não podemos ver, toda história é construída em torno de uma estrutura invisível.

Enquanto a estrutura de uma casa inclui vários elementos básicos, como a fundação, os pisos, as paredes e o telhado, as histórias geralmente incluem cinco elementos principais: os personagens (de quem é a história), o cenário (onde ocorre história), o problema, as ações que ocorrem para resolver o problema e a resolução (como o problema é resolvido e o que acontece no final).

Seu filho terá que ouvir e falar sobre muitas histórias para desenvolver um senso desta estrutura. A compreensão desses elementos subjacentes ajudará seu filho a entender as histórias que ele ouve e, até que isso aconteça, ele poderá não entender completamente o que está lendo para ele.

Para ajudar seu filho a aprender dentro desta estrutura você pode destacar as diferentes partes de uma história com comentários e perguntas específicas durante as conversas e leitura do livro.

Depois de ouvir a história mais de uma vez, você pode fazer comentários e algumas perguntas sobre o que está acontecendo na história para ver se seu filho está entendendo as palavras que está lendo. Cuidado para não fazer muitas perguntas, pois elas podem fazer com que seu filho sinta que está sendo testado, mas fazer algumas ajudará a solidificar a compreensão da estrutura da história do seu filho.

Após a leitura, ou na última página, você pode perguntar ao seu filho: “O que aconteceu no final da história? Qual foi a resolução? ” Se o seu filho não tiver certeza, você pode contar o que aconteceu.

Para entender completamente uma história, seu filho precisa ir além das palavras escritas e compreender o que o escritor quer dizer, mas não afirmou especificamente. Isso significa que seu filho precisa se basear no que já sabe, bem como em suas habilidades de resolução de problemas e raciocínio. Você pode ajudar seu filho a aprender a fazê-lo, incentivando-o a procurar um significado além das informações fornecidas pelas ilustrações e pelas palavras que você lê para ele.

Ao fazer comentários em voz alta, você mostra ao seu filho que você está refletindo sobre a história e tentando descobrir coisas que não são realmente declaradas no livro.

EXEMPLOS:

“Estou pensando que a ação do prefeito de pagar menos do que o combinado foi muito injusta”
“Estou me perguntando por que o flautista parece tão chateado nesta foto”.
“Estou tentando imaginar o que o rei Estevão (da história da Bela Adormecida) faria se ele tivesse o mesmo problema que o prefeito de Hamelin”.

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